quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

  Jorge Amado  nasceu em Itabuna, em 10 de agosto de 1912Salvador, Seis de agosto de 2001. foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
  
Ele era o autor da televisão brasileira conhecido e admirado, tinha os maiores sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em Braille e em fitas gravadas para cegos. Mesmo dizendo ser materialista, era simpatizante do candomblé, religião na qual exercia o posto de honra de Obá de Xangô no Ilê Opó Afonjá, do qual muito se orgulhava.



Candomblé é um designativo para diversos cultos, intitulados Nações em que há o cultivo dos orixás, sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em outros países.


EVERTON LUCIAN            C43

Nenhum comentário:

Postar um comentário