quarta-feira, 16 de novembro de 2011




“Mesmo que a rota da minha vida me leve a
uma estrela, nem por isso fui dispensado de
percorrer os caminhos do mundo”

José Saramago

José de Sousa Saramago nasceu no dia 16 de Novembro de 1922, na Azinhaga do Ribatejo, pequena freguesia do concelho da Golegã. A sua família de camponeses mudou-se para Lisboa quando ele tinha somente dois anos; todavia, Saramago não esqueceu as suas origens e visita frequentemente a sua terra natal.
Iniciou os estudos no Liceu Gil Vicente, mas por razões económicas apenas frequentou este local durante dois anos acabando por estudar na Escola Industrial Afonso Domingues.
Aqui aprendeu o ofício de serralheiro mecânico. Ao longo da sua vida foi também funcionário administrativo e desenhador nos Hospitais Civis de Lisboa. A par disto lia sempre centenas de livros, tendo sido o utilizador mais frequente da biblioteca do Palácio Galveias.
Casou com a pintora Ilda Reis em 1942, casamento que se manteve durante 26 anos.
Foi em 1947 ano em que publicou o seu primeiro título, o romance “Terra de Pecado”.
Embora os seus trabalhos não fossem reconhecidos como Saramago desejava, a sua actividade profissional já havia sofrido uma mudança: trabalhou doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção, e colaborou, como crítico literário, na revista Seara Nova. Já em 1972 e 1973 fez parte do prestigiado Diário de Lisboa, onde foi cronista, coordenador do suplemento cultural e comentador politico. Foi no ano de 1976 que a carreira do Nobel português passou a ser estritamente literária. Além de poeta e cronista, Saramago é também dramaturgo e contista. No entanto, as suas obras de literatura portuguesa contemporânea são as mais apreciadas.
Por fim, é casado desde 1988 com a jornalista Pilar del Rio, vivendo com ela na ilha de Lanzarote, nas Canárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário